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Gestão da Qualidade e Produtividade: o segredo das empresas sustentáveis

Gestão da Qualidade e Produtividade o segredo das empresas sustentáveis
Gestão Empresarial

Gestão da Qualidade e Produtividade: o segredo das empresas sustentáveis

Gestão da Qualidade e Produtividade tem sido um casamento muito frutífero ao longo dos anos. Tanto que as boas práticas que a qualidade criou há mais de 100 anos têm sido replicadas até hoje.

Dessa forma, agora em 2023, o CQI (Chartered Quality Institute) resolveu colocar esse tema mais uma vez no centro das discussões. O órgão sugeriu o tema “Qualidade: alcançando seu potencial competitivo” para ser o tema das comemorações da Semana Mundial da Qualidade 2023.

Apesar de ser um tema vital, muitas vezes nos esquecemos de ressaltar o quanto a Qualidade impulsiona nossos resultados e garante uma melhor posição no mercado. Afinal, sem produtividade não existe potencial competitivo. Assim, trazer esse tema à luz é uma ótima escolha do CQI.

Além disso, independentemente de esse assunto estar ligado ao tema do ano, produtividade sempre deve ser foco nas empresas. Por isso, no artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre como a gestão da qualidade impulsiona a produtividade nas organizações! Vamos lá?

Melhoria de processos: acelerando entregas!

Um dos mais antigos e básicos princípios da qualidade é a melhoria de processos. Antes de tudo, a qualidade se volta a mapear as atividades da empresa, encontrar gargalos, falhas, erros e, é claro, trabalhar esses pontos fracos.

A partir daqui, cada pequena melhoria colabora para reduzir o tempo de entrega, facilitar execução dos processos e agilizar as atividades. Mesmo que ganhar velocidade não seja o objetivo principal, isso irá acontecer naturalmente.

Além disso, a exclusão desses erros e falhas elimina desperdícios e retrabalho, garantindo a otimização de todos os recursos da empresa. Desde os insumos e matérias primas utilizadas, passando pela melhor conservação do maquinário e culminando no tempo das pessoas. Assim, quanto menos falhas e erros, melhores o processos e os resultados da sua organização!

Menos retrabalho, menos erros, mais resultados!

Além disso, ao focar na gestão da qualidade (e produtividade), as empresas caminham para o tão famoso Zero Defeitos (preconizado por Philip Crosby). E mais uma vez, isso vai acontecer mesmo que a empresa não esteja especificamente direcionada para este objetivo.

Acontece que pouco a pouco a organização irá eliminar falhas, erros e problemas dos processos. O próprio processo de tratativa de não conformidades, por exemplo, tem esse objetivo. Assim, o processo tende a se tornar cada vez mais eficaz, cada vez mais eficiente.

Esse fator vai muito além da economia com retrabalho e resolução de problemas, pois impacta em mais tempo para as pessoas executarem processos que acontecem de forma mais rápida e fluida. Ao final, a empresa consegue produzir mais rápido, barato e de acordo com o que o processo se propõe a fazer. E isso é produtividade no mais alto grau!

Foco no cliente: produtividade do jeito certo

Peter Drucker, o mais famoso administrador de todos os tempos, dizia que “Não há nada tão inútil quanto fazer eficientemente o que não deveria ser feito”. E aqui, podemos dizer sem demagogia que acelerar um processo que entrega o que o cliente NÃO QUER é extremamente improdutivo.

Assim, o próprio fato de focarmos no que o cliente busca é um impulsionador da produtividade. Quando compreendemos corretamente as necessidades e expectativas do cliente podemos melhorar as coisas focando no essencial.

Muitas empresas acabam investindo milhões em melhorias que beneficiam pouco ou nada o cliente. Isso, além de desperdiçar recursos, também cria processos mais inchados, com etapas ou atividades desnecessárias. Quando trabalhamos no que não deveríamos, perdemos produtividade para trabalhar no que precisamos!

E é exatamente por isso que o maior de todos os 7 princípios da qualidade é, justamente, o foco no cliente!

Gestão da qualidade e produtividade em toda a cadeira produtiva

Outra importante contribuição da gestão da qualidade para a produtividade é a introdução do pensamento sistêmico e da cadeia de valor.

Hoje, compreendemos muito melhor que os processos começam muito antes de nossas organizações e terminam muito depois delas. Antes de operarmos um produto, por exemplo, há uma extensa cadeia de provedores externos que nos entregam tudo que é necessário para a transformação de matérias primas em entregas.

Depois que o produto sai de nossas organizações, há ainda uma igualmente extensa cadeia de logística que visa entregar o que produzimos. Assim, pensar as etapas de um processo de forma isolada é um erro gigantesco. Talvez, uma mudança que traga um benefício em certa etapa pode causar um grande prejuízo em outra.

Assim, o pensamento sistêmico tão pregado e incentivado na gestão da qualidade é um grande motor de produtividade, pois nos incentiva a focar no todo. Ao fazer isso, somos capazes de trabalhar de forma assertiva, pensando nos impactos gerais de nossas operações.

Gestão da qualidade e produtividade: sustentabilidade a curto, médio e longo prazo!

Focar na implementação eficaz da Gestão da qualidade é, portanto, uma estratégica completa para a sustentabilidade e crescimento de qualquer empresa.

No curto prazo, ela atua para reduzir desperdícios, erros e falhas, garantindo mais eficiência operacional e maiores níveis de satisfação do cliente. Isso gera não só economias imediatas, mas também pode aumentar o faturamento devido a mais vendas e marketing espontâneo por parte do cliente.

A médio prazo, a melhorias de processo e os trabalhos constantes de conscientização melhoram a cultura organizacional e fomentam inovação. Isso faz com que o ciclo de melhoria continua se intensifique e aconteça de forma mais natural e orgânica.

No longo prazo, os avanços em sustentabilidade financeira propiciam mais investimentos e ganhos para todas as partes interessadas. Aqui, a reputação da empresa se consolida, facilitando vendas e criando uma presença mais forte no mercado.

Ainda no longo prazo, o potencial aquisitivo e a maturidade dos processos torna possível melhorar as compras (aquilo que acontece “antes” da execução dos processos) e também criar uma cadeia logística mais robusta (aquilo que acontece “depois” dos processos). Tudo isso potencializa a utilização da cadeia de valor e fortalece a organização de forma inteligente e lucrativa.

Resumindo, gestão da qualidade e produtividade são um caminho sem volta para a sustentabilidade organizacional. Assim, por lógica, investir na implementação e controle do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) é um passo fundamental, estratégico e inteligente para qualquer empresa.

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